Rodada de negócios apresenta propostas de energia solar

Propostas para aquisição e instalação de sistemas de energia solar serão debatidas durante evento (Foto: divulgação)
Propostas para aquisição e instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica serão debatidas durante o evento (Foto: divulgação)

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), através da Superintendência de Energia e Mineração, realiza, nesta terça-feira (16), a partir das 14 horas, no auditório do Salinas do Maragogi All Inclusive Resort, uma rodada de negócios para debater e apresentar propostas de instalação de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica. O evento tem como público-alvo os hoteleiros e todo o trade turístico do Litoral Norte de Alagoas.

A rodada de negócios foi motivada pela instabilidade do sistema administrado pela Eletrobras Distribuição Alagoas. Ao menos dois apagões acometeram a região turística da Costa dos Corais este ano, nos dias 1 e 2 de janeiro, que atingiu os municípios de Maragogi, Japaratinga e Porto Calvo; e em 29 e 30 do mesmo mês, afetando Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo do Camaragibe.

As interrupções seguidas no fornecimento de energia elétrica, os apagões e as variações de tensão têm gerado prejuízos aos empresários e transtornos a moradores e aos turistas que se hospedam na região, considerada o segundo maior polo hoteleiro do Estado.

Empresas especializadas na venda e instalação de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica já iniciaram as tratativas com empresários da região. A primeira reunião ocorreu no dia 25 de janeiro. Agora, por intermédio do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB), a Sedetur promove a primeira rodada de negócios com a presença de agentes financiadores.

“Traremos a empresa e os agentes: Banco do Nordeste e a Desenvolve para que os empresários avaliem as propostas e tenham uma alternativa, até porque a instalação de um kit fotovoltaico dura algumas semanas, enquanto investimentos e melhorias numa linha de transmissão da Eletrobras são muito mais demorados”, comparou o superintendente de Energia e Mineração da Sedetur, Bruno Sardeiro.

Geradores

A crise no setor energético no Litoral Norte do Estado elevou a procura por por fontes de energia alternativas e também por geradores a diesel. Desde o apagão ocorrido entre os dias 1 e 2 de janeiro que uma única empresa especializada na venda destes equipamentos, sediada em Recife (PE), já vendeu 11 geradores a diesel a hoteleiros de Maragogi e de Japaratinga.

One thought on “Rodada de negócios apresenta propostas de energia solar

  1. Isso é reflexo da falta de investimentos na ELETROBRÁS. Um ELEFANTE BRANCO. Sucateada sem a mínima condição de atender as necessidades do estado.
    Ao contrário de outros estados que investiram em Energia Térmica, Eólica. Alagoas parou no tempo.
    Não tem política para atração de investimentos.
    Uma vergonha!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *