Justiça afasta prefeito de Joaquim Gomes

 Atualizado às 17 horas

Prefeito Toinho Batista é acusado de fraude em licitação (Foto:)
Prefeito Toinho Batista é acusado de fraude em licitação (Foto: Blog Alagoas na Contramão)

O juiz da Comarca de Joaquim Gomes, Gilvan de Santana, afastou do cargo, na manhã de hoje, o prefeito Antônio de Araújo Barros (PSDB), o “Toinho Batista”. O pedido de afastamento foi protocolado pelo promotor de Justiça, Adriano Jorge Barros, que instaurou inquérito civil público para apurar denúncias de compra e uso de notas fiscais frias e de licitação fraudulenta.

Segundo o promotor, denúncias apresentadas pela vice-prefeita de Joaquim Gomes, Ana Genilda Couto Costa (PMDB), no ano passado, motivaram a abertura do inquérito civil público. Adriano Jorge solicitou documentos ao prefeito, que lhe foram negados.

O promotor, então, ingressou com pedido de busca e apreensão e mesmo assim não conseguiu as informações que desejava para aprofundar as investigações. Durante o curso do inquérito, a vice-prefeita apresentou um homem que teria vendido as notas fiscais frias ao prefeito, usadas para maquiar a compra de material de expediente para as secretarias municipais.

“Ele resolveu denunciar o esquema porque não recebeu os valores acordados”, revelou Adriano Jorge. Com base nessa nova denúncia, o promotor decidiu pedir, por meio de ação civil pública, o afastamento temporário do gestor por 90 dias com o objetivo de aprofundar as investigações. “Não tínhamos como aprofundar as investigações com o prefeito no cargo”, ponderou o promotor.

O presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Gonzaga Filho, foi notificado, hoje pela manhã, pelo oficial de Justiça para dar posse à vice-prefeita no prazo de 24 horas.  Ele convocou para esta quarta-feira, às 9 horas, a sessão extraordinária que dará posse a Ana Genilda. A Gazetaweb não conseguiu estabelecer contato com o prefeito afastado.

6 thoughts on “Justiça afasta prefeito de Joaquim Gomes

  1. espero que a vice preita divulguem o resultado do ultimo concurso realizado na quele municipio,desde o ano passado que o senhor prefeito ficou de divulga,e ate hoje,ministerio publico investiguem tambem esse caso.

  2. Este é o retrato da política brasileira, ou seja, uma política nojenta, corrompida e um sistema contaminado por políticos dessas espécies.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *