Rota Ecológica se mobiliza para limpar praias

Cerca de 100 pessoas participaram do mutirão realizado neste sábado (Foto: divulgação)
Cerca de 100 pessoas participaram do mutirão realizado neste sábado (Fotos: divulgação)

No dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, 213 sacos de lixo com 100 litros cada um foram recolhidos, na manhã deste sábado (20), por meio de um mutirão que congregou a sociedade civil organizada e órgãos públicos de defesa do meio ambiente. A ação se estendeu da praia de São Miguel dos Milagres, no Litoral Norte de Alagoas, ao Riacho.

De acordo com Tsachi Greenhut, conselheiro da Associação Milagrense do Turismo Sustentável (Amitus), foram recolhidas quase duas toneladas de lixo. Segundo ele, o objetivo é manter ações permanentes de preservação do meio ambiente nos municípios que integram a Rota Ecológica (Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo do Camaragibe), importante destino turístico de Alagoas.

“O objetivo é realizar uma série de ações promovidas pelos moradores dos três municípios para sanar o problema do lixo nas praias. Tem-se observado um aumento significativo do lixo na Rota Ecológica. Essa situação é uma crescente ameaça ao meio ambiente, ao turismo e à saúde pública”, destacou Tsachi Greenhut.

Cerca de 2 toneladas de lixo foram recolhidas
Cerca de 2 toneladas de lixo foram recolhidas

Além dos mutirões que passarão a ser periódicos, pretende-se instalar e manter lixeiras coletoras nas praias, organizar a coleta nesses espaços públicos, criar uma comissão para discutir o assunto junto ao poder público, promover a educação e a conscientização sobre a problemática do lixo.

Participaram do mutirão de limpeza cerca de cem pessoas. O trabalho, que começou por volta das 7h30 e terminou perto do meio-dia, foi promovido pela Amitus, Instituto Yandê, Movimento Cidade Verde e as associações Peixe-Boi de Condutores, dos Jangadeiros, Aribama.

A ação contou com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA).

O dia

Coordenado mundialmente desde 1986 pela ONG americana The Ocean Conservancy, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um dos mais bem sucedidos eventos que envolvem voluntários em todo o mundo. Cerca de 40 milhões de pessoas em 125 países são mobilizadas em prol da ação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *