Praias de Maragogi e Japaratinga atraem retiros

Em Japaratinga, três acampamentos foram montados durante o Carnaval (Fotos: Carlos Rosa)
Em Japaratinga, três acampamentos foram montados para os retiros durante o Carnaval (Fotos: Carlos Rosa)

As praias de Maragogi e Japaratinga são inspiradoras e um convite à reflexão. Durante o Carnaval, esses espaços à beira-mar da Costa dos Corais se transformaram em grandes acampamentos, onde igrejas evangélicas de Pernambuco montaram retiros espirituais. Com o fim do período, os acampamentos começaram a ser desmontados, mas os praticantes já se organizam para o próximo ano.

Em Barreiras do Boqueirão, Japaratinga, três acampamentos foram erguidos. No maior deles, aconteceu pela 21ª vez o retiro espiritual “Mais que Paixão” da Igreja Adventista do Sétimo Dia, sediada em Lagoa dos Gatos, no Agreste pernambucano, a 190 km do Recife.

A caravana começou a chegar na terça-feira (2). No total, mais de 190 pessoas participaram do retiro espiritual, sendo 43 crianças.

Programação também contou com atividades esportivas
Programação também contou com atividades esportivas

“São 17 anos só nesta praia. Aqui, realizamos atividades recreativas como gincanas, torneios de dominó, vôlei e futebol. Também temos a programação religiosa com a realização de cultos matutinos, devocional, meditações matinais, inspiração juvenil e passamos as lições da Escola Sabatina”, citou o ancião José Alexandre de Moura Silva, 39 anos, função equivalente à de um presbítero em outras religiões evangélicas.

Cada família monta a sua barraca, mas há os espaços coletivos, a exemplo da cozinha, onde um grupo de sete mulheres se revezava diariamente, sob o comando de duas chefes, no preparo dos alimentos. Os homens ficaram responsáveis pela infraestrutura do acampamento: limpeza, manutenção dos banheiros químicos, suprimento de água, dentre outras tarefas.

“Alugamos o espaço por R$ 1 mil e antes de acabarmos o retiro, já estamos planejando o acampamento para o próximo ano”, conta José Alexandre.

Maragogi

Em Maragogi, na Praia de Antunes, aconteceu o retiro espiritual da Igreja Adventista do Sétimo Dia, sediada no município de Cabo de Santo Agostinho, na região Metropolitana do Recife (PE). O acampamento atraiu mais de 200 pessoas desta congregação.

“Realizamos esse retiro aqui na região há 18 anos e já chegamos a reunir mais de 400 pessoas”, revelou o ancião Valter José da Silva, 52. De acordo com ele, o aluguel da área, com 130 metros de extensão, custou R$ 2 mil. O acampamento começou a ser montado no domingo, 31 de janeiro.

“Aproveitamos esse momento para a reflexão, fugindo da agitação dos grandes centros. Aqui realizamos nossas atividades espirituais, palestras aos casais e aos jovens”, acrescentou o ancião.

Praia de Antunes foi a escolhida em Maragogi
Praia de Antunes foi a escolhida em Maragogi

Mas, a aparente calma da Praia de Antunes começou a ser quebrada. A faixa de areia e de mar é considerada uma das mais belas de Maragogi e tem atraído, cada vez mais, banhistas que fogem das praias urbanas da cidade, impactadas pelo lançamento de esgoto.

No local, um bar já foi montado. “Talvez a gente não fique mais aqui no próximo ano. Nós já fugimos do carnaval e chegar aqui e encontrar barulho de festa, não dá certo”, ponderou a líder distrital do Ministério da Mulher, Zilpa Barbosa Vanderlei, 60.

Com o fim do Carnaval, os acampamentos montados em Maragogi e Japaratinga começaram a ser desmontados na quarta-feira (10).

One thought on “Praias de Maragogi e Japaratinga atraem retiros

  1. Para quem mora por perto da Praia de Antunes, os acampamentos/retiros tem sido um horror de lixo e descaso com o meio ambiente. O que resta são umas montanhas de lixo. Hoje em dia um criadeiro de mosquitos de dengue e Zika. Os organizadores deixam o lixo, mesmo que “tentam” recolher. Quem vai levar? Pois é dentro de uma propriedade privada alugada. Isto é um pecado. Senti falta deste aspecto dentro da reportagem. Será que é igual em Japaratinga? Seria bom investigar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *