Milagres realiza concurso regional de bumba meu boi

Gleidson faz os últimos ajustes no Boi Gavião (Fotos: Carlos Rosa)
Gleidson faz os últimos ajustes no Boi Gavião (Fotos: Carlos Rosa)

Um turbilhão de cores, ritmos e alegria invade o carnaval de São Miguel dos Milagres, no Litoral Norte de Alagoas. O município da Rota Ecológica promove o tradicional concurso de bumba meu boi, nas categorias adulto e mirim. A competição irrompeu os limites do município e hoje se tornou uma disputa regional, que também envolve agremiações de Passo do Camaragibe e Porto de Pedras.

“Fechamos o corredor da Costa dos Corais num grande concurso regional”, comemora a agente de turismo da prefeitura de São Miguel dos Milagres e organizadora do concurso, Emanuele Vilanova Paiva.

A competição tem início neste sábado (6) e acontece no Centro Cultural Brás do Castelo, no povoado de Porto da Rua. A partir das 18h30, seis grupos mirins de bumba meu boi disputam a 10ª edição do torneio. São crianças de 12 a 16 anos, que dançam, brincam e tocam percussão, tendo o bumba como o personagem central da festa.

“Esse ano, por causa da crise, tivemos um corte de 50% dos recursos da prefeitura, que patrocina o evento. Fui em busca de apoio no comércio local e conseguimos levantar os recursos para comprar os troféus e estabelecer as premiações em dinheiro”, declarou Emanuele. O custo total do evento foi de R$ 5 mil.

Cultura egípcia será o tema do Boi Gavião este ano
Cultura egípcia será o tema do Boi Gavião este ano

O concurso do bumba meu boi, na modalidade adulto, acontece neste domingo (7) a partir das 18h30, também no Centro Cultural Brás do Castelo, em Porto da Rua. Competem oito grupos nesta 20° edição. Um deles é o Boi Gavião, vice-campeão no ano passado.

A agremiação reúne 40 componentes, a maioria jovens e adolescentes. O tema escolhido para este carnaval foi o Egito. “A nossa apresentação se assemelha a um teatro bailado. Vamos mostrar um pouco da cultura egípcia e suas tradições”, disse Carlos Henrique Santos, 18 anos, um dos componentes do grupo.

Ele conta que a montagem do boi começou em setembro do ano passado e custou cerca de R$ 8 mil. “Foi muito trabalho. Arrecadamos tudo por meio doações, mas valeu a pena”, afirmou.

Organizadora do concurso, Emanuele foi em busca de patrocínio no comércio para comprar troféus
Organizadora do concurso, Emanuele foi em busca de patrocínio no comércio para comprar troféus e realizar a festa

O Boi foi decorado por Gleidson dos Santos, 25, que já produziu outros bumbas em competições realizadas em Maceió.

“O dourado predomina porque representa a riqueza da civilização egípcia”, explicou Gleidson, que instalou uma cobra sobre o dorso do Boi.

Na quinta-feira (4), Gavião recebia os últimos retoques no ateliê instalado na casa de dona Elisabeth Soares Araújo, que se emocionou e foi às lágrimas ao falar desta tradição no município.

“Eu me emociono porque vejo a dedicação dos meninos. Teve dia de começarem a trabalhar à tarde e virar a madrugada pra deixar tudo pronto”, declarou Elisabeth.

De acordo com a organizadora do evento, o concurso de bumba meu boi de São Miguel dos Milagres atrai mais de cinco mil pessoas por noite, entre moradores e turistas de várias partes do Brasil e do mundo, hospedados em pousadas requintadas da Rota Ecológica, destino turístico formado pelos municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo do Camaragibe.

O bumba meu boi é uma das festas folclóricas mais tradicionais do Brasil. Na encenação, semelhante a um auto, misturam-se danças, músicas, teatro e circo. O festejo teve origem no nordeste no século XVII, durante o Ciclo do Gado, quando o boi tinha grande importância simbólica e econômica. Na época, o animal era criado por colonizadores que faziam uso de mão de obra escrava.

Programação

O carnaval em São Miguel dos Milagres conta com oito bandas contratadas pela prefeitura que se revezam nos palcos instalados no Centro da cidade e no povoado de Porto da Rua.

Confira a programação do carnaval de São Miguel dos Milagres (Fonte: Ascom)
Confira a programação musical do carnaval de São Miguel dos Milagres (Fonte: Ascom)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *