Inaugurada a UPA Santo Antônio em Maragogi

Governador
Durante inauguração, Renan Filho anunciou mais investimentos em saúde para o Norte de AL (Fotos: Severino Carvalho)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio, em Maragogi, Litoral Norte do Estado, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (26), pelo governador Renan Filho (PMDB) e pelo prefeito Henrique Peixoto (PSD). De acordo com o gestor municipal, o equipamento já começa a funcionar a partir deste sábado (27).

Em seu discurso, Peixoto se emocionou ao lembrar das dificuldades para colocar a UPA em funcionamento. A demora para a aquisição dos equipamentos, o impasse gerado acerca do modelo de gestão a ser adotado e problemas estruturais detectados pela prefeitura, ao receber a obra da construtora, atrasaram a abertura da Unidade.

A previsão era de que o equipamento – inaugurado pela primeira vez em dezembro de 2014 pelo então governador Teotonio Vilela (PSDB) – abrisse as portas em janeiro deste ano, o que não aconteceu.

“Eu poderia protelar a abertura da UPA, porque a recebemos cheia de vícios e defeitos. Eu poderia, muito bem, acionar a empresa para fazer os reparos, mas isso demoraria mais de três meses. Com a ajuda do governador, resolvemos tudo e abrimos a Unidade em tempo recorde”, disse Peixoto, que fez uma pausa em seus discurso para enxugar as lágrimas.

Durante inauguração da UPA de Maragogi, Renan Filho anunciou mais investimentos em saúde para o Norte de AL (Fotos: Severino Carvalho)
UPA de Maragogi começa a funcionar a partir deste sábado com atendimento 24 horas

A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Maria de Almeida Fernandes Wyszomirska, lembrou que a UPA Santo Antônio vai funcionar 24 horas, todos os dias da semana, mas apenas para os casos emergenciais.

“As dores do dia a dia devem ser tratadas na rede básica de saúde, nos postos do PSF”, frisou Rozangela Wyszomirska, ao discursar para o público presente à solenidade.

O governador reconheceu que o Norte do Estado (2ª Região de Saúde) é o mais carente em termos de atendimento à população em Alagoas. Ele anunciou investimentos com objetivo de mudar essa realidade.

Renan Filho garantiu que vai construir um hospital regional em Porto Calvo, cujas obras físicas custarão R$ 20 milhões, além de melhorar as instalações dos hospitais municipais de Matriz do Camaragibe, São Luís do Quitunde e Passo do Camaragibe.

Deputado, prefeito, governador e secretária de Saúde desenlaçam fita de inauguração
Deputado, prefeito, governador e secretária de Saúde desenlaçam fita de inauguração

“O hospital de Porto Calvo será dotado de UTI, de laboratórios de imagem e fará cirurgias de pequeno e médio portes. Contará também com serviço de nefrologia para o tratamento dos que necessitam de hemodiálise. Ele será construído com recursos do governo do Estado, com dinheiro do povo alagoano que paga seus impostos”, afirmou Renan Filho.

A solenidade de inauguração contou a presença do deputado estadual, Marquinhos Madeira (PT); do prefeito de Marechal Deodoro, Cristhiano Matheus (PMDB); de Japaratinga, Newberto Neves (PRP); da promotora de Justiça, Francisca Paula; do ex-prefeito, Marcos Madeira, de vereadores, secretários municipais, dentre outras autoridades.

As autoridades fizeram o desenlace da fita de inauguração. O prefeito e o governador descerraram a placa. Depois, o padre de Maragogi, Alex Sandro da Silva, realizou a benção das instalações da UPA, aberta à visita oficial das autoridades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *