ICMBio e PF realizam operação na APA dos Corais

Operação envolveu fiscais do ICMBio e agentes da PF (Foto: ICMBio)
Operação envolveu fiscais do ICMBio e agentes da Polícia Federal (Foto: ICMBio)

Uma grande operação realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Polícia Federal (PF), resultou na lavratura de 13 autos de infração e na aplicação de multas que totalizaram R$ 109 mil, ao longo da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.

A operação foi iniciada no dia 4 de fevereiro e finalizada na quinta-feira (18). O objetivo foi coibir práticas ilícitas nas zonas de praia, de visitação, de preservação da vida marinha e conservação do peixe-boi marinho.

Os fiscais abordaram 48 veículos que trafegavam irregularmente pela faixa de praia em Maragogi e em Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio. De acordo com o chefe da APA Costa dos Corais, Paulo Roberto Corrêa, em Carro Quebrado as ações foram de coibição total e repressão com autuação dos condutores. Em Maragogi, as ações foram educativas.

O plano de manejo da APA Costa dos Corais não permite a circulação de veículos automotores sobre as faixas de praia a UCM. A tráfego destrói ninhos de tartarugas e a vegetação rasteira, que protege a costa contra o avanço do mar, dentre outros impactos ambientais.

No mar, nove embarcações – pertencentes a operadoras de mergulho e a empresas que fazem passeios turísticos por meio de catamarãs e escunas – foram autuadas nas piscinas naturais de Ponta de Mangue, Taocas e Galés, no litoral do município de Maragogi.

Veículos foram retirados das praias; tráfego é proibido pelo plano de manejo da APA
Veículos foram retirados das praias; tráfego é proibido pelo plano de manejo da APA

Segundo o chefe da APA Costa dos Corais, os operadores turísticos atuavam em desconformidade com o plano de manejo da UCM e por isso foram autuados. Em São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, construções irregulares, como barracas e decks de madeira, foram removidas das praias.

“A operação teve diversos objetivos em diferentes zonas. É importante ressaltar que pela primeira vez foram realizadas ações simultâneas em zonas e municípios diferentes”, salientou Paulo Roberto.

Prefeitura multada

Dimensão da da APA Costa dos Corais
Dimensão da APA Costa dos Corais

Os fiscais apreenderam 300 unidades de caranguejos-uçá, cujo transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização da espécie estão proibidos por conta do período de defeso (andada).

A prefeitura de Porto de Pedras também foi multada pelo acúmulo de lixo na foz do Rio Tatuamunha, onde fica o recinto de readaptação do Projeto Peixe-boi Marinho.

A APA foi criada em 1997, por decreto presidencial, exclusivamente em áreas sob o domínio da União e em Áreas de Preservação Permanente (APPs), representadas pelos manguezais. Envolve os Estados de Alagoas e Pernambuco, onde vivem aproximadamente 200 mil pessoas, muitas delas dependem diretamente do uso dos recursos naturais da UCM como o turismo e a pesca artesanal. Trata-se da maior Unidade de Conservação Marinha do País.

One thought on “ICMBio e PF realizam operação na APA dos Corais

  1. Parabéns!!
    fiquei muito surpresa e contente de saber que Alagoas tem uma Instituição que age positivamente.
    Sou Suíço com coração Alagoano e viajei muito neste planeta.
    Podem acreditar, Alagoas tem as praias mais lindas neste mundo.
    mais uma vez Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *