Esgoto da Casal volta a jorrar em rua de Maragogi

Esgoto vaza no meio da rua e escorre para galeria de águas pluviais (Foto: Severino Carvalho)
Esgoto vaza no meio da rua e escorre para galeria de águas pluviais (Foto: Severino Carvalho)

Atualizada às 13 horas

O esgoto da rede pertencente à Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) voltou a jorrar com força pelas caixas de visita instaladas na Rua Padre José Weneks, conhecida também como “Rua do Cinema”, em Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. Segundo os moradores, o problema é recorrente e a cena, dantesca.

“Pelo menos a cada 15 dias esse esgoto estoura na rua. Temos de manter as portas de casa fechadas porque ninguém aguenta o fedor”, lamentou a digitadora Veronilda Santiago.

De acordo com Veronilda, o esgoto jorra desde às 18 horas da segunda-feira (02). Em frente à casa dela, a caixa coletora da rede de esgoto da Casal também lança para a calçada o esgoto fétido.

Os efluentes escorrem para uma galeria de águas pluviais que vai dar numa área de manguezal, por trás do campo de futebol society do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), impactando ambientalmente aquela área.

Os moradores criticam a ineficiência do sistema de esgotamento da Casal que, além de não cobrir toda a cidade, apresenta falhas e, mesmo assim, penaliza a população com a cobrança da taxa de saneamento, que incide em 80% sobre o valor cobrado pelo consumo de água por unidade habitacional.

O escritório da Casal em Maragogi informou que o problema verificado na Rua Padre José Weneks foi ocasionado pelo desligamento do transformador (queda de taboca) que provocou a interrupção do sistema elétrico da Estação Elevatória 03.

Ainda de acordo com a Companhia, a Eletrobras Distribuição Alagoas já foi informada e deve realizar os reparos ainda nesta terça-feira, quando o sistema da Casal voltará a funcionar normalmente.

No fim da manhã, o problema foi solucionado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *