Construção antiga é encontrada em Porto Calvo

Moradores passaram a noite e a madrugada escavando a área (Fotos: cortesia)
Moradores passaram a noite e a madrugada escavando a área (Fotos: cortesia)

Resquícios de uma construção antiga foram encontrados na tarde dessa segunda-feira (29) durante a execução de uma obra viária na Rua do Varadouro, em Porto Calvo, a 100 km de Maceió, na região Norte de Alagoas. O achado atraiu dezenas de “caçadores de tesouros”, crentes de que ali havia moedas e metais preciosos. Os populares passaram toda a noite e vararam a madrugada escavando o local.

De acordo com o diretor municipal de Cultura, Adelmo Monteiro, a construção é uma espécie de arco, provavelmente resquícios arquitetônicos da época da movimentação e ocupação holandesa / ibérica.

Ele lamentou, entretanto, que os moradores tenham destruído a estrutura em busca de botijas: tesouros antigos que estariam enterrados. Nada foi encontrado.

“O que mais chamou a atenção foram tijolos revestidos com um material brilhoso. Eu recolhi alguns”, disse Monteiro, que vai informar o achado à Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Alagoas.

Além de botijas, os moradores reavivaram a crença de que no subsolo da histórica Porto Calvo existe uma rede de túneis escavados no século 17 pelos portugueses ou holandeses (não há um consenso acerca da autoria) e que serviam à logística da guerra, como também eram utilizados como rota de fuga ante as intensas refregas entre os exércitos adversários.

Tijolos com revestimento cintilante foram encontrados
Tijolos com revestimento cintilante foram encontrados

“Eles acreditam que o arco é, na verdade, a entrada para essa rede de túneis, mas nada disso ficou comprovado até agora”, ponderou o diretor municipal de Cultura.

A estrutura foi encontrada durante a construção do anel viário, obra pública executada pela prefeitura, por volta das 17 horas dessa segunda-feira (29).

One thought on “Construção antiga é encontrada em Porto Calvo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *