Confirmada abertura da UPA de Maragogi

UPA Santo Antônio devem, enfim, entrar em funcionamento (Fotos: Carlos Rosa GA)
UPA Santo Antônio deve, enfim, entrar em funcionamento (Fotos: Carlos Rosa GA)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio vai entrar em funcionamento este mês. Essa é a promessa da prefeitura de Maragogi, que anunciou para o dia 26 de fevereiro a abertura do equipamento. Inaugurada em dezembro de 2014, ainda na gestão do então governador Teotonio Vilela (PSDB), a Unidade nunca entrou em operação.

A demora para a aquisição dos equipamentos, o impasse gerado acerca do modelo de gestão a ser adotado e problemas estruturais detectados pela prefeitura, ao receber a obra da construtora, atrasaram a abertura da UPA Santo Antônio. A previsão era de que o equipamento abrisse as portas em janeiro deste ano, o que não aconteceu.

“Detectamos problemas hidráulicos, como vazamentos, ao ligarmos a Unidade à rede de abastecimento. E problemas elétricos. Não esperamos pela empresa responsável pela instalação da UPA, pois demoraria ainda mais para abrir a Unidade. Estamos fazendo os reparos por conta própria”, revelou o prefeito de Maragogi, Henrique Peixoto (PSD).

Na parte elétrica, o gestor revelou que a empresa responsável pela instalação da UPA pôs os compressores dos 30 refrigeradores de ar sobre o forro da Unidade, transformando o compartimento numa grande estufa superaquecida.

“Quando ligávamos os aparelhos, eles desligavam automaticamente”, recordou Peixoto. Técnicos contratados pela prefeitura iniciaram a remoção dos compressores que serão instalados na parte externa da UPA. O prefeito lembrou, ainda, que teve de fazer o aterramento do aparelho de raio-X, que já se encontra instalado, e adquirir um transformador exclusivo para a Unidade, que também foi murada e iluminada externamente. Ele enfatiza que todas essas ações não estavam previstas no projeto original da UPA e foram executadas com recursos próprios.

“Nosso próximo projeto, mais adiante, será construir um heliponto para que o Helicóptero do Samu, bastante utilizado em nosso município durante os resgates de vítimas, possa pousar com segurança e ao lado da UPA”, informou o prefeito.

A nova inauguração da UPA Santo Antônio vai contar com a presença do governador do Estado. O prefeito faz questão da participação de Renan Filho (PMDB) e só definiu a data após confirmar a ida dele à solenidade, marcada para o dia 26 de fevereiro.

Compressores estão sendo retirados da cobertura da UPA para área externa
Compressores estão sendo retirados da cobertura da UPA para área externa

Peixoto recorda que o governador antecipou a liberação de recursos que viabilizaram a abertura da Unidade. “Os profissionais – médicos, enfermeiros e técnicos – já foram contratados. Estamos na fase de treinamento. Vamos implantar o sistema de ponto eletrônico para que todos cumpram a carga horária rigorosamente”, destacou.

A UPA de Maragogi foi construída pelo governo de Alagoas, com recursos federais e estaduais, e entregue ao município no final de 2014. A Unidade tem capacidade para atender até 350 pacientes por dia e o sistema implantado será o de acolhimento ao paciente por classificação de risco, priorizando o atendimento por gravidade, e não por ordem de chegada, em consonância com as orientações do Programa Nacional de Humanização (PNH).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *