Carnaval sem apagões deixa hoteleiros mais aliviados

Deficiências no setor energético foram discutidas durante reunião com o governador em Maceió (Foto: Agência Alagoas)
Deficiências no setor energético foram discutidas durante reunião com o governador em Maceió (Foto: Agência Alagoas)

Depois dos transtornos e prejuízos causados pelo apagão de quase 20 horas, ocorrido entre os dias 1 e 2 de janeiro deste ano, o trade turístico do Litoral Norte de Alagoas pôde respirar um pouco mais aliviado durante o Carnaval. Neste período, houve apenas intercorrências pontuais, que não chegaram a causar maiores problemas.

“No geral, foi um Carnaval tranquilo no tocante ao fornecimento de energia elétrica, perto da agonia que passamos após o réveillon. Temos de elogiar a atuação das equipes da Eletrobras pelo empenho e dedicação. Nossa preocupação, entretanto, não diminui. Continuaremos cobrando melhorias no sistema e a duplicação da linha 69 KV, nosso principal problema”, disse a presidente do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB), Vergínia Stodolni, em entrevista à Gazeta de Alagoas, edição desta sexta-feira (12).

De acordo com ela, houve três breves interrupções no fornecimento de energia elétrica no dia 9, terça-feira de Carnaval, em Japaratinga. Em São Miguel dos Milagres, os problemas também foram pontuais. Lá, ocorreram variações de tensão. Em Maragogi, entretanto, não aconteceram intercorrências.

Entre os dias 1 e 2 de janeiro, Maragogi, Japaratinga e Porto Calvo ficaram quase 20 horas sem energia elétrica. No dia 29 de janeiro, um apagão de 17 horas afetou a Rota Ecológica, atingindo os municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo do Camaragibe, após um forte temporal atingir a região.

“Nosso temor era de que um novo apagão viesse a prejudicar a economia do destino Costa dos Corais durante o Carnaval, mas, pelo visto, o plano de ação montado pela Eletrobras, e que nos foi apresentado em reunião realizada em Maragogi, surtiu efeito”, observou Vergínia.

Os problemas do setor energético da região Norte fizeram parte da pauta discutida entre o trade turístico da Costa dos Corais e o governador do Estado, Renan Filho (PMDB), no dia 3 deste mês, em Maceió. A reunião foi articulada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

“O governador reconhece que a situação é crítica, porém, garantiu que fará a interlocução junto à Presidência Nacional da Eletrobrás e também ao Ministério de Minas e Energia em busca de melhorias”, recordou Vergínia.

Eletrobras

Consultada, a Eletrobras atribuiu o resultado positivo à “Operação Carnaval”, em que estiveram engajados cerca de 500 profissionais e ao trabalho realizado previamente, com manutenções e obras na rede elétrica para reforçar a qualidade do fornecimento de energia.

“A Eletrobras segue com suas ações de manutenção preventiva e corretiva nas redes de baixa, média e alta tensão, a fim de manter o pleno funcionamento do sistema elétrico. O foco da Empresa agora é intensificar as ações visando o período chuvoso, em todo Estado”, citou a companhia, por meio de nota.

No período do carnaval, a Eletrobras informou que não registrou ocorrências que pudessem comprometer as festividades. A concessionária ressaltou, ainda, que busca os recursos necessários para realizar investimentos em obras estruturantes em todo o Estado, incluindo as obras de reforço para o Litoral Norte, Bacia Leiteira e Maceió – com a construção das linhas de distribuição de alta tensão, derivadas de um segundo ponto de suprimento da rede básica: nova subestação pertencente à Eletrobras Chesf, localizada nas proximidades do Benedito Bentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *