PM cumpre reintegração de posse em São Miguel dos Milagres

Imóvel está ocupado há cerca de quatro anos; ordem é para demolir construções (Foto: Carlos Rosa / Arquivo)
Imóvel está ocupado há cerca de quatro anos; ordem é para demolir construções (Foto: Carlos Rosa / Arquivo)

Policiais militares de cinco batalhões atuam, desde as 7 horas desta quinta-feira (15), numa operação para cumprir o mandado de reintegração de posse do Sítio Aguiar (Fonte Grande), em São Miguel dos Milagres, Litoral Norte de Alagoas. Aproximadamente 60 famílias ocupam a área há cerca de quatro anos. O imóvel pertence ao prefeito do município, Adalberto Verçosa (PSDB), conhecido como “Draga”. O clima é de tensão.

Os moradores – que se intitulam sem-teto – apresentaram resistência à ordem de despejo no início da operação. Revoltados, eles ameaçavam invadir a casa do prefeito do município.

Adalberto Verçosa ingressou na Comarca de Porto de Pedras com a ação de reintegração de posse, que originou a operação de desocupação em curso. Segundo a oficiala de Justiça, Daniela Lins, as famílias foram intimadas a deixarem pacificamente o imóvel em julho de 2014, o que acabou não acontecendo.

Outras ações para desocupar a área falharam no passado, a exemplo de 2012, quando as famílias resistiram à ordem de despejo. Oficiais do Centro de Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária (CGCDHPC) mantiveram diálogo com os ocupantes e os ânimos foram arrefecidos. As famílias estão sendo retiradas da área ocupada e levadas para dois clubes municipais. Outras preferiram às casas de parentes.

Caminhões foram cedidos para realizar as mudanças. A ordem é para demolir todas as construções após a reintegração. Uma espingarda do tipo soca-tempero, utilizada para caça, foi encontrada no interior de um imóvel que estava fechado. O proprietário da arma apreendida não foi localizado.

Cerca de 40 policiais militares estão a postos. A operação mobilizou, ainda, equipes do Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dentre outros órgãos. A operação de desocupação deve durar toda a tarde.

One thought on “PM cumpre reintegração de posse em São Miguel dos Milagres


  1. Gente tou pasma com o que aconteceu, além de já saber que isso ira acontecer mais nao achei que ia ser agora .
    Por uma parte gostei da atitude do prefeito Adalberto Verçosa “Draga” pois lá tinha muitos maus elemento entre pessoas de bens , fazendo coisas orrendas . Mais já por outra parte eu lamento por esses disabrigados , pessoas de bem que nao tem para onde ir e ali abitavam. Prefeito , agora é sua vez de mostrar seu serviço ao povo Miguelense e tratar de da abrigo a essas familias.

    Agradeço!

    TV GAZETA reportagem muito bem apresentada de vocês , parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *