Região Norte recebe reforço de 58 policiais militares

No total,
No total, 309 policiais estarão de prontidão durante as eleições nos oito municípios da região Norte de Alagoas (Foto: Severino Carvalho / Arquivo)

Os 58 policiais militares que reforçarão a segurança nos oito municípios atendidos pelo 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) chegaram à região Norte de Alagoas às 10 horas desta sexta-feira. Eles fazem parte dos 500 homens que embarcaram, no início da manhã no Quartel Geral da PM, em Maceió, com destino às cidades do interior de Alagoas, onde vão atuar durante as eleições.

O reforço se somará ao efetivo orgânico do 6º BPM, perfazendo um total de 309 policiais que estarão de prontidão durante o pleito. São 17 oficiais e 292 praças.

A distribuição do policiamento diário (quantitativo) se dará da seguinte forma: Maragogi (75 policiais), Porto Calvo (49), Matriz do Camaragibe (27), São Luís do Quitunde (47), Porto de Pedras (26), São Miguel dos Milagres (23), Passo do Camaragibe (37) e Japaratinga (26).

Os 58 policiais desembarcaram na sede do Comando de Policiamento de Área do Interior (CPA-I 3), em São Luís do Quitunde, de onde serão redistribuídos aos municípios da região Norte, à exceção de Maragogi, que contará com o efetivo exclusivo do 6° BPM.

“Nosso trabalho começa com a guarda das urnas nos colégios. No domingo, após a abertura da votação, nosso policiamento deverá deixar os colégios e se afastar, em média, cem metros. A PM fará as rondas rotineiras de policiamento. Dentro dos locais de votação só atuaremos quando acionados pelos mesários”, explicou o comandante do 6º BPM, tenente-coronel José Carlos Duarte.

De acordo com ele, três municípios receberão atenção especial e, por consequência, um aparato maior. São cidades que têm histórico de ocorrências durante as eleições: Maragogi, São Luís do Quitunde e Matriz do Camaragibe.

“Como já é de praxe, essas eleições são mais tranquilas, diferentemente das eleições municipais, mais acirradas. Nessas três cidades temos candidatos que são naturais destes municípios e, por isso, teremos um cuidado maior”, completou o oficial.

Desde a última quinta-feira, que equipes da Polícia Federal (PF) estão na região Norte do Estado em viaturas e carros descaracterizados. A base foi montada em Maragogi, onde estão hospedados numa pousada. O delegado regional de Polícia Civil (PC), Belmiro Cavalcante, informou que em cada um dos oito municípios haverá um delegado e oito policiais de plantão a partir deste sábado.

“Os flagrantes e outros procedimentos serão lavrados nas próprias delegacias municipais e repassaremos os casos que, porventura, envolvam crimes eleitorais à Polícia Federal. Caso seja necessário, nós da Delegacia Regional daremos apoio às demais equipes da Polícia Civil nos municípios”, ressaltou Belmiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *