Morre em Maragogi o mestre Tião do Samba de Matuto

Tião conduzia seu grupo de Samba de Matuto há mais de 50 anos (Foto: divulgação)
Tião conduzia seu grupo de Samba de Matuto há mais de 50 anos (Foto: divulgação)

Morreu na manhã desta segunda-feira (28), vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), Sebastião Amaro dos Santos, 81 anos, o mestre Sebastião, líder do grupo “Samba de Matuto Leão da Primavera” de Maragogi, Litoral Norte de Alagoas.

“Tião do Samba”, como também era conhecido, sentiu-se mal no sábado passado. Ele foi levado por familiares à Unidade Mista de Maragogi, onde recebeu medicação e teve alta médica em seguida.

Hoje pela manhã, por volta das 7 horas, Sebastião voltou a se sentir mal. A esposa dele, Maria de Fátima da Conceição Santos, 59, o conduziu até o ponto de ônibus, no distrito de Barra Grande, onde a família mora. O objetivo era levá-lo de volta à Unidade Mista, mas o mestre teve uma convulsão e desmaiou ali mesmo.

Socorrido por populares, foi levado em um automóvel, mas já chegou à Unidade de Saúde sem os sinais vitais. O sepultamento acontece nesta terça-feira no Cemitério de São Bento, distrito de mesmo nome, em Maragogi. O velório ocorre na casa da família, em Barra Grande, na Rua da Estiva, também conhecida como Rua do Cemitério.

Em agosto de 2012, o mestre Sebastião recebeu da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) o Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas, um reconhecimento da importância do saber tradicional e popular que os mestres e mestras passam de geração em geração.

“Ele cantava e brincava desde menino. Tem esse grupo há uns 50 anos”, recordou a viúva de Sebastião, consternada. Ultimamente, o mestre comandava o Samba de Matuto em apresentações no Grupo da Melhor Idade de Barra Grande e em exibições promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura.

One thought on “Morre em Maragogi o mestre Tião do Samba de Matuto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *