Ifal Maragogi realiza Ecociclo sobre Preservação Ambiental

Objetivo do evento foi discutir a preservação ambiental na região da Apa dos Corais (Foto: Erick Balbino)
Objetivo do evento foi discutir a preservação ambiental na região da Apa dos Corais (Foto: Erick Balbino)

O Campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Maragogi organizou um ciclo de palestras voltado para a conscientização dos estudantes com relação a preservação ambiental. O 2º Ecociclo, aconteceu na quinta-feira (05), na sala de convenção do Hotel Salinas e contou com a participação da diretoria do Instituto, professores, servidores, estudantes, convidados e membros da sociedade.

No último domingo (01), houve uma pedalada por algumas trilhas locais que, segundo o professor Ayrton Barros, idealizador do Ecociclo, serviu para espalhar a proposta de utilização de meios de transportes autossustentáveis. Para aqueles que não podiam pedalar, seja por falta de equipamento ou por problemas de saúde, houve também uma caminhada pela orla, onde os jovens aproveitaram para uma coleta de lixo simbólica. A ideia é estimular que os alunos adquiram um pensamento ecológico. “O Ecociclo de palestras é só uma das ações que nós realizamos. As comemorações iniciaram no domingo, com algumas atividades prazerosas que incentivaram a conscientização dos jovens com relação a preservação ambiental”, disse.

A ação ganha importância principalmente porque a maior parte dos jovens que estudam no Ifal Maragogi são moradores da Costa dos Corais, área considerada há mais de 15 anos como sendo de Proteção Ambiental.

Estudantes puderam participar de pedalada no domingo (Foto: Erick Balbino)
Estudantes puderam participar de pedalada no domingo (Foto: Erick Balbino)

Os alunos se mostraram muito empolgados com o evento, como o estudante do segundo ano do curso de Hospedagem, Bruno Salvatore, que é morador de São Luiz do Quitunde. “Além do debate, o evento nos deu a oportunidade de aprender, discutir e sair do ócio. Domingo, que é um dia onde geralmente não se faz nada, pudemos começar a comemorar a Semana Internacional do Meio Ambiente, com uma pedalada que rendeu muitos frutos positivos com relação a conscientização”, disse.

Para o Diretor Geral do Ifal Maragogi, Dácio Camerino, esta é uma ação que deveria se repetir sempre. “Este é o segundo ano que promovemos o Ecociclo. Com o sucesso do ano passado, nos sentimos obrigados de realizar novamente”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *