Exposição mostra presépios de várias partes do mundo

Valquíria de Jesus disse que tomou gosto pela tradição dos presépios na Itália (Fotos: Severino Carvalho)
Valquíria de Jesus disse que tomou gosto pela tradição dos presépios na Itália (Fotos: Severino Carvalho)

Uma exposição, que acontece na sede da Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados de Maragogi (Coopeagro), exibe 15 presépios elaborados por artistas de diversas nacionalidades. As construções em miniatura, características do período natalino, retratam o nascimento de Jesus Cristo em diversos países e guardam as características físicas e culturais destes povos.

A exposição é organizada pela Associação das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, congregação religiosa de origem italiana e que atua no Brasil há 85 anos.

“O objetivo da exposição é valorizar o Natal como festa cristã, de conferir importância espiritual e cultural ao nascimento de Jesus. O Natal é essa festa pela encarnação de Deus, que se fez homem para estar no meio de nós”, explicou a irmã Valquíria de Jesus, organizadora da exposição, que foi aberta no dia 3 de dezembro e vai até 6 de janeiro de 2016, na sede da Coopeagro, à margem da AL-101 Norte, bairro Santa Tereza Verzeri (Aviário).

A entrada é gratuita e a exposição fica aberta das 8h30 às 17 horas, de segunda a sábado. São 15 presépios originários da Itália, Estados Unidos, Palestina, África, Peru, Bolívia, Colômbia, Brasil, Chile e Polônia.

Exposição exibe 15 presépios de diversas nacionalidades
Exposição exibe 15 presépios de diversas nacionalidades

Os personagens que compõem os presépios exibem características físicas e culturais dos povos de cada nacionalidade. O presépio peruano, por exemplo, mostra os traços e vestimentas dos moradores andinos.

No Brasil, Jesus nasce em meio à floresta amazônica, observado placidamente por uma onça pintada. Uma igreja gótica é o cenário para a chegada do Salvador, na Polônia.

“Jesus não nasce apenas na Palestina, ele nasce em toda a parte do mundo. Trata-se da encarnação de Jesus em cada realidade local. É isso que queremos mostrar com a exposição”, acrescenta a religiosa, que morou sete anos em Bérgamo, na Itália, e tomou gosto pela tradição dos presépios, muito valorizada naquele País europeu.

Serviço

Exposição Presépios de Várias Partes do Mundo.

  • Local: Sede da Coopeagro, rodovia AL-101 Norte, bairro Santa Tereza Verzeri, Maragogi, Alagoas.
  • Período: Até 6 de janeiro.
  • Horário: de segunda a sábado, das 8h30 às 17 horas.
  • Valor: entrada gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *