Veículos trafegam sobre praias e arrecifes

Quadriciclo circula livremente pelas praias da APA Costa dos Corais, em Maragogi (Foto: Severino Carvalho)
Quadriciclo circula livremente pelas praias da APA Costa dos Corais, em Maragogi (Foto: Severino Carvalho)

No distrito de Peroba, a rodovia AL-101 Norte se espicha paralelamente à praia. Da pista, é possível contemplar o mar com seus variados tons de azul, numa das praias mais encantadoras de Maragogi, Litoral Norte de Alagoas.

Nos fins de semana e durante feriados prolongados, porém, essa ordem se inverte e as areias se convertem em asfalto quente, tamanha é a movimentação de veículos, dos mais variados tipos e modelos, numa das praias que integram a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, maior Unidade de Conservação (UC) marinha do País .

Revoltado com o desrespeito às leis de trânsito, do Plano de Manejo e com a total ausência de bom senso, o empresário Luiz Cláudio Gonçalves, dono de uma tradicional pousada na praia de Peroba, contratou um cinegrafista que registrou, durante os quatro dias de carnaval, um verdadeiro festival de irregularidades nas areias da APA Costa dos Corais.

O cinegrafista não ficou postado 24 horas; permaneceu com a câmera ligada apenas nos períodos de maré baixa. Fez ainda intervalos para as refeições. Mesmo assim, foi o suficiente para registrar o intenso tráfego de 133 veículos sobre as areias da praia de Peroba. A Gazetaweb teve acesso exclusivo às filmagens que mostram os absurdos.

Motos e quadriciclos passavam à toda velocidade. Uma delas, por pouco, não atropela uma criança. Veículos utilitários, do tipo SUV, também passeiam tranquilamente pela praia, com seus ocupantes confortavelmente refestelados, refrigerados e escondidos pela película escura dos vidros. Numa das cenas mais bizarras, condutores de motos disputam um “pega” sobre os arrecifes de arenito.

 

MOTOCICLETA PÕE EM RISCO CRIANÇA:

 

“Todo o final de semana é isso. Essa praia se transforma numa área onde parece que tudo pode. Os turistas e hóspedes da pousada ficam revoltados a ponto de correr atrás dos veículos para tomar satisfação com os condutores. Nos feriadões, a situação é ainda pior: motoristas passam pela praia com latinhas de cerveja na mão”, denuncia Luiz Cláudio, também conhecido como Lula.

Ele solicita a presença mais efetiva da Polícia Militar (PM) nas praias de Maragogi para coibir o tráfego irregular de veículos, bem como uma fiscalização mais intensa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela proteção e gestão da UC. Ele reivindica ainda a instalação de placas, por parte da prefeitura, informando sobre a proibição acerca do tráfego nas areias.

“A Polícia Militar tem toda a boa vontade. Durante o carnaval, os policiais estiveram aqui e apreenderam uma moto, mas quando saem, vão embora, a bagunça volta a acontecer. A PM não tem efetivo para agir de forma mais intensa”, lamentou o hoteleiro.

 

QUADRICICLO CIRCULA ENTRE CORAIS:

 

Plano de manejo

O chefe da APA Costa dos Corais, Paulo Roberto Corrêa, lembra que o tráfego de veículos automotores nas praias da UC é proibido pelo plano de manejo, em vigor desde o ano passado. Ele esclarece que a movimentação destrói a fauna e a flora da Unidade de Conservação. Ninhos de tartarugas são exterminados pelos pneus da ignorância; a vegetação rasteira que protege a costa do avanço do mar é dizimada.

“O risco de atropelamento a banhistas é muito grande, sem falar dos sérios danos ambientais. O tráfego sobre arrecifes é uma situação extrema”, condenou Corrêa. Ele observa, entretanto, que a gestão da APA Costa dos Corais é compartilhada e que Estado e município também têm obrigação de zelar pelo patrimônio natural.

“O ICMBio não tem condições de sozinho coibir essa prática ilegal. Em Pernambuco, por exemplo, há uma lei estadual que proíbe o trânsito de veículos nas praias e existe uma intensa fiscalização dos agentes”, citou o chefe da APA Costa dos Corais.

 

CARRO TRANSITA EM ÁREA PROIBIDA:

 

MOTOQUEIROS DISPUTAM CORRIDA SOBRE CORAIS:

15 thoughts on “Veículos trafegam sobre praias e arrecifes

  1. Esse é o problema do Brasil, as leis existem apenas para dizer que existem, o que vale mesmo é o egoismo das pessoas que poem seu prazer acima de qualquer coisa. Os órgãos fiscalizadores são uma piada e se omitem sempre.

  2. Isso é um absurdo esses irresponsáveis acabando com o nosso patrimônio natural sem ter alguma fiscalização a esse respeito
    esses babacas deveriam cumprir pena limpar todos os dias as sujeiras nas praias pena que esse país não existe rigores nas leis infelizmente é uma bagunça.

  3. Lamentavelmente, mas os comentários de LUCIANO retratam a realidade. A belíssima Paripueira é palco desses abusos perpetrados por pessoas que se julgam acima das leis.

  4. MORO EM MACEIÓ, MAS PASSO TODO ÉPOCA DE FESTA EM MARAGOGI.
    GOSTARIA DE LAMENTAR A TRISTE SITUAÇÃO DO POVO DE MARAGOGI E POVOADOS DE MARAGOGI, NO CASO SÃO BENTO LUGAR LINDO.
    PASSEI O CARNAVAL INTEIRO SEM ÁGUA,
    A MAU ADMINISTRAÇÃO CORTA O ABASTECIMENTO DE ÁGUA
    DAS PESSOAS MAIS HUMILDE DA REGIÃO,
    ISSO MESMO,
    CORTAM,
    NÃO TEM UM PINGO DE ÁGUA.
    E ISSO NÃO É SÓ EM CARNAVAL É EM TODA ÉPOCA DE FESTA.
    POR FAVOR AJUDE-NOS A DIVUGAR ESSE CASO.
    NÃO REPRESENTO PARTIDO NEM ORGANIZAÇAO, SOU APENAS UM CIDADÃO QUE QUER RESPEITO, PRA MIM E PRA TODOS.
    OBRIGADO PELO ESPAÇO.

  5. ~VERGONHA, FALTA DE PUNIÇÃO E DOS ORGÃOS COMPETENTES DE TRABALHAREM, POIS ISSO É PAPEL DA MARINHA, MAS COMO SEMPRE OS QUE DEVERIAM FISCALIZAR ESTÃO FECHANDO OS OLHOS.

  6. ISSO ESTA COMUM EM TODO LITORAL ALAGOANO, EU ESTAVA EM CORURIPE NO CARNAVAL E LÁ CARROS, MOTOS E QUADRICICLOS EM ALTA VELOCIDADE NA AREIA ONDE TINHAM CRIANÇAS, IDOSOS, GESTANTES… SEI QUE EXISTE UMA LEI FEDERAL QUE PROIBI VEÍCULOS AUTOMOTORES NA AREIA DEVIDO AS TARTARUGAS QUE COLOCAM SEUS OVOS NA AREIA MAS NÃO EXISTE FISCALIZAÇÃO.

  7. Vergonha este IBAMA, não fazem nada, não fiscalizam nada! pelo menos nas praias da Barra de Santo Antônio, Tabuba e Paripueira passam por final de semana centenas de veículos, na Praia do Carro Quebrado passam todos os dias centenas de bugueiros por lá e o pior em alta velocidade, tem até um Resort conhecido lá que oferece estes passeios, ou seja eles nem por lá aparecem! O pior é o que os sem terra estão fazendo no mangue de Tabuba, derrubaram uma área enorme de manguezal e fizeram muitos barracos e jogam o esgoto direto no rio que vai pro mar, inclusive neste rio tem peixes boi nativos! IBAMA em Alagoas não faz nada, simplesmente não existe!

  8. Os ricos com seus carrões, motos, quadriciclos andam onde quiser. Ninguem pode fazer nada, nem polícia, nem capitania dos portos, nada, nada. Lembro que os arrecifes não podem nem serem pisados pois são órgãos vivos. É bom que acabem com tudo porém antes tirem fotografias para mostrar aos descendentes como era o lugar chamado Paripueira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *