Tartaruga verde é encontrada morta em praia de Maragogi

Tartaruga verde encalhou morta na praia de Maragogi (Foto: cortesia)
Tartaruga verde encalhou morta na praia de Maragogi (Foto: cortesia)

Uma tartaruga com aproximadamente 70 cm de comprimento apareceu morta, na tarde desta sexta-feira (6), na praia de Maragogi, Litoral Norte alagoano, em frente ao condomínio Eurico Wanderley. Segundo o presidente do Instituto Biota de Conservação, Bruno Stefanis, trata-se de um exemplar da espécie Chelonia mydas, conhecida como “tartaruga verde”.

“Infelizmente é mais uma que aparece morta em nossas praias”, lamentou Sandra Paiva, moradora do condomínio Eurico Wanderley. Segundo ela, o animal já encalhou sem vida na praia e logo atraiu os olhares de muitos populares que passavam pelo local.

Tem sido cada vez mais frequente o encalhe de tartarugas no litoral da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, maior unidade de conservação marinha do País. Segundo o biólogo Bruno Stefanis, na maioria dos casos, os animais já encalham sem vida.

Ainda não se sabe ao certo o que está provocando a morte das tartarugas no litoral alagoano, mas, segundo Stefanis, geralmente os óbitos estão relacionados à interação antrópica: têm a ver com a interferência do homem na natureza, seja por pesca acidental ou lançamento de lixo nos mares, o que provoca a ingestão de resíduos sólidos e, consequentemente, a morte desses animais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *