Prefeita assume e bloqueia contas de Joaquim Gomes

Prefeita prometeu abrir caixa-preta da prefeiura de Joaquim Gomes (Fotos: Severino Carvalho)
Prefeita prometeu abrir caixa-preta da prefeiura de Joaquim Gomes (Fotos: Severino Carvalho)

Formada em Gestão Pública, Ana Genilda Couto Costa (PMDB), assumiu, durante sessão solene na Câmara de Vereadores, hoje de manhã, a prefeitura de Joaquim Gomes. A vice-prefeita ascendeu ao cargo após o afastamento temporário do gestor, Antônio de Araújo Barros (PSDB), o “Toinho Batista”, investigado pelo Ministério Público Estadual (MPE), acusado de atos de improbidade administrativa.

O primeiro ato da prefeita interina foi decretar ponto facultativo no município em razão da “Feira do Peixe”, que tradicionalmente acontece na quarta-feira da Semana Santa. Após a sessão, a gestora se dirigiu às agências bancárias para bloquear todas as contas da prefeitura.

“Hoje estão entrando nas contas do município os recursos (repasses) do dia 20 e pode haver alguns cheques pré-datados para entrar, então, por segurança, vamos bloquear as contas da prefeitura”, afirmou Ana Genilda.

Fernando James saudou a prefeita em nome do senador Fernando Collor
Fernando James saudou a prefeita em nome do senador Fernando Collor

A sessão solene que empossou a gestora contou com a presença de dez dos onze vereadores por Joaquim Gomes. A Casa Legislativa Municipal estava lotada. A prefeita assumiu o cargo interinamente (por 90 dias) garantindo que vai abrir a “caixa-preta” da prefeitura e entregar ao promotor de Justiça, Adriano Jorge Barros, todos os documentos necessários para que aprofunde as investigações que estão em curso, por meio de inquérito civil público instaurado.

Foi o promotor que pediu o afastamento do prefeito Toinho Batista, acusado de desvio de recursos públicos, fraude em licitação e de compra e uso de notas fiscais frias para maquiar a aquisição de material de expediente para as secretarias, cujas mercadorias nunca foram entregues. O pedido foi acatado pelo juiz da Comarca, Gilvan de Santana, que ontem o afastou.

Os vereadores Júlio Fragoso (PSC), Márcio Gerônimo (PR), Edvan Antônio (PPS) e Antônio Emanuel (PR) discursaram durante a sessão. O tom foi de conciliação e de confiança na gestão que se inicia.

“De 2008 pra cá, Joaquim Gomes teve seis prefeitos, algo inédito no Brasil. Isso é ruim para o município. Agora, tenho certeza que Ana Genilda fará um bom trabalho e mostrará que a mulher sabe administrar”, declarou o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Gonzaga Filho (PSL).

O presidente da Casa convidou o representante do diretório estadual do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Fernando James, para integrar a Mesa. James saudou a prefeita interina e disse que ali estava representando o senador Fernando Collor (PTB) que não pôde comparecer à sessão.

“Vim trazer a mensagem de fé, de esperança e de compromisso de meu pai para com o povo e a prefeita de Joaquim Gomes. Nesse momento, quero dizer que as portas do gabinete dele, em Brasília, estão abertas e à disposição”, declarou James.

3 thoughts on “Prefeita assume e bloqueia contas de Joaquim Gomes

  1. era bom se i ministerio bubluco fosse em Barra de santo Antonio, por que o prefeito Rogerio Farias N estar repasando os descontos dos emprestimos em folha para os bancos, e não estar pagando os vencimentos dos aposentados….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *