Porto Calvo vai realizar o 1° Seminário de Turismo

Engenho Estaleiro, em Porto Calvo (Foto: Severino Carvalho)
Engenho Estaleiro, em Porto Calvo (Foto: Severino Carvalho)

Porto Calvo realiza, no dia 25 deste mês, o 1º Seminário Municipal de Turismo. O evento ocorre na fazenda São Gonçalo, às margens da Rodovia AL – 105. A cidade possui um grande potencial turístico ainda não explorado com belezas naturais, gastronomia e uma riqueza histórica e arquitetônica singular.

O 1º Seminário de Turismo de Porto Calvo objetiva elaborar planos de ações voltados para o desenvolvimento turístico local, que estimulem investimentos por parte do empresariado. O evento pretende, ainda, capacitar os empresários e trabalhadores locais para atender a demanda turística que a histórica cidade pode oferecer.

O seminário é gratuito e oferta 150 vagas aos interessados da Região Norte e terá como tema: “Potencialidades, Perspectivas e Ações”. A secretária municipal de Turismo, Cléa Carvalho, planeja durante o evento propor a criação do Conselho Municipal de Turismo e de um calendário anual de eventos; desenvolver ações que possam estimular o artesanato local e implantar o grupo gestor do turismo portocalvense. O evento tem o apoio do Sebrae e Banco do Nordeste.

Porto Calvo fica localizado a 100 km de Maceió e a 35 km de Maragogi, o segundo polo turístico de Alagoas. O histórico município é a freguesia mais antiga do Estado e possui um vasto acervo cultural e arquitetônico, a exemplo da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, cuja igreja matriz é datada de 1610, o engenho Estaleiro e o Centro histórico.

A cidade é também terra de personagens ilustres na história do Brasil como Zumbi dos Palmares, Guedes de Miranda e do controvertido herói nacional Domingos Fernandes Calabar, que teve participação decisiva nas lutas travadas entre os exércitos luso-espanhol e holandês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *