Porto Calvo recebe projeto Narrativas em Movimento neste sábado

Imagens serão projetadas nas paredes da histórica igreja de 1610 (Foto: Maurício Silva / Assessoria)

Com assessoria

O projeto “Narrativas em Movimento” desembarca, neste sábado (11), no histórico município de Porto Calvo, a 100 km de Maceió, na região Norte do Estado. A partir das 20h30, o espetáculo de som, luz e imagens será projetado nas paredes da histórica Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, construída em 1610, uma das mais antigas de Alagoas.

O jornalista e produtor Raphael Barbosa cita os objetivos do projeto. “É despertar o sentido do pertencimento da própria história de uma maneira especial, de um modo diferente. É a valorização da própria história e da cidade. É emocionar as pessoas sempre com a própria cultura vista de uma nova maneira”, disse Barbosa.

Os produtores do Núcleo Zero promoveram oficinas com moradores nos últimos três dias. Durante o espetáculo, as imagens de Porto Calvo serão projetadas nas paredes da igreja histórica acompanhadas pela narração do hino do município. As lendas do lugar também serão destacadas, passando pelos versos poéticos de Lêdo Ivo e a história dos personagens ilustres: Domingos Fernandes Calabar, Clara Camarão, Zumbi, Guedes de Miranda, Aurélio Buarque de Holanda e padre Expedito Barbosa.

Aberto ao público, o espetáculo na matriz da Igreja Católica também contará com a apresentação da tradicionalíssima orquestra Sete de Setembro. A secretária Municipal de Cultura, Maria Terezinha de Oliveira, estima que cerca de mil pessoas devem acompanhar o show de imagens.

O projeto

O projeto “Narrativas em Movimento” pode ser definido como uma versão contemporânea das caravanas circenses, que na era pré-televisiva, levavam entretenimento para as cidades do interior do Brasil.

O projeto passa por seis cidades históricas do interior de Alagoas propondo a criação de vídeos sobre lendas regionais, memórias familiares das pessoas locais. Os conteúdos são projetados em prédios históricos e nos espaços públicos mais representativos para a comunidade, fortalecendo a visão do alagoano de sua terra e riqueza cultural.

O projeto já passou pelos municípios de: Marechal Deodoro, União dos Palmares, Piranhas, Penedo, Coqueiro Seco e agora desembarca Porto Calvo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *