Peixe-boi é encontrado morto na Barra de Santo Antônio

Peixe-boi foi encontrado à margem do Rio Santo Antônio, nas proximidades da ponte (Arquivo / Assessoria)
Peixe-boi foi encontrado à margem do Rio Santo Antônio, nas proximidades da principal ponte do município (Arquivo / Assessoria)

Atualizado às 13h49

Um peixe-boi com 2,19 metros comprimento e cerca de 200 kg foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (28) à margem do Rio Santo Antônio, na Ilha da Croa, município de Barra de Santo Antônio, Litoral Norte de Alagoas. Segundo o técnico de manejo do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA), Josias Herculano, a suspeita é de que o animal fora abatido com um disparo de arma de fogo.

“Há marca de tiro na região da cabeça”, lamentou Josias, que está no local, aguardando a chegada de veterinários e de técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O vigilante Carlos Xisto de Barros foi quem primeiro avistou o animal morto, à margem do Rio Santo Antônio, nas proximidades da ponte que interliga o continente à Ilha da Croa.

“Eu acho que ele foi atingido por tiros e faz alguns dias. O animal foi morrendo aos poucos. Dá pra ver a marca de um tiro que entrou pela cabeça e saiu no queixo”, lamentou o morador da Ilha da Croa.

Técnicos do Projeto Peixe-Boi avaliam o animal encontrado morto (Foto: Severino Carvalho)
Técnicos do Projeto Peixe-Boi avaliam o animal encontrado morto (Foto: Severino Carvalho)

O analista ambiental do ICMBio, Ulisses Santos, também lamentou o ocorrido e lembrou que matar exemplares que estão em risco de extinção, a exemplo do peixe-boi marinho, é considerado crime ambiental.

Ele informou, ainda, que o ICMBio já acionou a Polícia Federal (PF) que vai apurar o caso, uma vez que o óbito foi registrado dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, maior unidade de conservação marinha do País.

O animal foi identificado. Trata-se de “Fontinho”, resgatado numa praia do Ceará, reabilitado na sede do Projeto Peixe-Boi em Itamaracá (PE). Ele foi devolvido à natureza em 2012, no Rio Tatuamunha, em Porto de Pedras.

Após a realização da perícia pela PF, o peixe-boi será levado a Itamaracá onde uma equipe o aguarda para realização da necropsia com objetivo de identificar a causa da morte.

3 thoughts on “Peixe-boi é encontrado morto na Barra de Santo Antônio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *