Maragogi ganha Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher

Descerramento da placa de inauguração do Núcleo Especializado (Fotos: Severino Carvalho)
Descerramento da placa de inauguração do Núcleo Especializado de Maragogi (Fotos: Severino Carvalho)

O Núcleo Especializado no Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (28). Na oportunidade, a secretária de Estado da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, Nadja Lessa, falou da importância dessas unidades instaladas em delegacias não especializadas no interior do Estado. Os núcleos vão atuar no combate aos crimes contra a mulher, que devem passar dos cinco casos registrados até o fim do ano em Alagoas.

“Para você ter uma ideia, até junho tínhamos nas duas delegacias especializadas de Maceió e em uma de Arapiraca, mais de três mil casos notificados de violência contra a mulher. A perspectiva é horrível”, lamentou a secretária.

Para reverter essa situação, a Secretaria instalou núcleos especializados nas delegacias de Maragogi e Delmiro Gouveia e, na próxima semana, será a vez do município de São Miguel dos Campos ser contemplado.

“Esses Núcleos de Atendimento nas delegacias não especializadas são muito importantes. Primeiro, a mulher vai encontrar aqui servidoras capacitadas para atendê-la. Depois, esse Núcleo será interligado à Central de Atendimento na Secretaria da Mulher e teremos condições de monitorá-la a partir da saída dela da delegacia; de encaminhá-la a um atendimento maior se necessário, inclusive para as casas de apoio, se estiver em risco iminente de morte”.

Secretária Nadja Lessa entre chaves de viatura ao diretor-geral da Polícia Civil, Carlos Reis
Secretária Nadja Lessa entrega as chaves do automóvel ao diretor-geral da Polícia Civil, Carlos Reis, sob o olhar do delegado municipal, Thiago Prado

Os núcleos são instalados por meio de convênio com o governo federal. Maragogi é considerado município polo pelo pacto firmado com a União, por isso foi contemplado com a unidade e com um veículo para atendimento exclusivo às mulheres vítimas de violência. A chave do automóvel, descaracterizado, foi entregue ao diretor-geral de Polícia Civil, Carlos Reis, e repassada ao delegado municipal, Thiago Prado.

A delegacia foi totalmente reformada pela prefeitura de Maragogi, que também vai atuar em conjunto com a Polícia Civil e a Secretaria de Estado da Mulher através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

Compareceram, ainda, à solenidade: o diretor de Polícia Judiciária da Área 3 (DPJA-3), delegado Robervaldo Davino; a delegada da Mulher na Capital, Fabiana Leão; a secretária municipal de Turismo, Mariana Gorensthein, e de Planejamento e Orçamento, Aliete Estanislau, dentre outras autoridades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *