Nível do Rio Jacuípe permanece elevado

Jacuípe transbordou e atingiu estrada que liga a cidade ao município pernambucano de Água Preta (Foto: Guardiões do Jacuípe)
Jacuípe transbordou e atingiu estrada que liga a cidade ao município pernambucano de Água Preta (Foto: Guardiões do Jacuípe)

O nível do Rio Jacuípe permanece elevado e mantém as comunidades ribeirinhas em alerta. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Romero Minervino, as águas atingiram, na quinta-feira (09), 4,48 metros. O transbordamento alagou a estrada que interliga a cidade de Jacuípe ao município pernambucano de Água Preta.

Na manhã desta sexta-feira, o nível do rio baixou um pouco e encontra-se com 3,97 metros acima do normal, segundo informou Minervino. Mesmo assim, o risco de inundações não foi descartado.

“Estamos em alerta mas, por enquanto, casas não foram afetadas”, declarou Minervino.

O coordenador afirmou que mantém contato permanente com a Defesa Civil Estadual com objetivo de monitorar o rio que dá nome ao município. A cidade de Jacuípe sofreu com quatro enchentes nos anos de 2010 e 2011, que deixaram centenas de famílias desabrigadas.

“Parou de chover na região, por isso o risco de enchente diminuiu. Essa água que elevou o nível está descendo da cabeceira”, explicou Minervino.

O Rio Jacuípe é considerado um rio federal; faz parte da bacia do grande Una. Ele nasce em Ibateguara (AL), passa por Colônia Leopoldina (AL), Campos Frios, em Xexéu (PE); banha Campestre, o distrito de Santa Terezinha, em Água Preta (PE); serpenteia Jacuípe (AL) e deságua no Rio Una, em Barreiros (PE).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *