Lixo afeta praia de Antunes em Maragogi

Frutas deixadas na praia de Antunes: sujeira afeta uma das mais belas praias de Maragogi (Fotos: Severino Carvalho)
Frutas deixadas na praia de Antunes: sujeira afeta uma das mais belas praias de Maragogi (Fotos: Severino Carvalho)

Considerada umas das mais belas e conservadas praias de Maragogi, Antunes sofre com o descarte de lixo sobre a areia e a vegetação nativa, que também está sendo suprimida. Banhistas que utilizam o local para piqueniques espalham sujeira para todos os lados. Como não há coleta regular na área, o refugo se acumula sujando um dos mais belos cartões-postais do segundo maior polo turístico de Alagoas.

A Praia de Antunes fica a cerca de seis quilômetros do Centro de Maragogi, ao Norte da cidade. Livre do lançamento de efluentes e quase deserto durante os dias da semana, o local tem sido, cada vez mais, procurado por turistas, veranistas e pelos próprios moradores da cidade, sobretudo aos sábados, domingos e feriados prolongados. No carnaval, caravanas acampam ali, onde promovem retiros espirituais.

A barreia de coral transforma o mar de Antunes numa imensa e convidativa piscina natural de águas mornas e calmas. Esse paraíso, porém, vem sendo maltratado por quem justamente desfruta dele.

No local, pode ser encontrado todo tipo de lixo desde fraldas descartáveis, a garrafas pet, de vidro, copos plásticos, frutas e muitos preservativos usados. Este mês, um bar improvisado de madeira e palha se instalou na praia, até então desprovida de estabelecimentos comerciais.

A sujeira se concentra, sobretudo, na área de vegetação rasteira, que vem sendo devastada pouco a pouco para a realização dos piqueniques. “Estivemos aqui dois anos atrás e não estava assim, tão suja”, lamentou a estudante universitária Socorro Florentino que, na companhia do marido, o bancário Jackson Alves, e de dois filhos, passeava ontem de manhã pela Praia de Antunes.

“A gente fica triste porque somos de Pernambuco e esse turismo desenfreado já acabou com todas as nossas praias por lá. Pelo visto, esse fenômeno também está atingindo aqui, infelizmente”, lamentou Jackson, sugerindo que os banhistas apanhem o próprio lixo, após o dia de lazer.

O comerciante João Veríssimo tem 68 anos de idade, 50 deles morando no Sítio Antunes. O antigo morador conta que durante esse meio século nunca viu a praia tão suja como agora. “O problema é que o caminhão que recolhe o lixo só vem aqui no período do carnaval e o resto do ano fica sem vir”, criticou Veríssimo, enquanto lavava mangabas colhidas do sítio.

Mutirão

Bar se instalou recentemente na praia de Antunes
Bar se instalou recentemente na praia de Antunes

Contactada e informada sobre a sujeira na Praia de Antunes, a secretária municipal de Turismo, Mariana Gorestein, disse que vai comunicar o caso às secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura para a adoção de medidas conjuntas. Uma delas será a limpeza do local que será feita por garis, já que o lixo está espalhado.

Ela estuda, ainda, a fixação de placas informando aos frequentadores sobre a necessidade de se recolher o lixo após o uso da praia, destinando-o corretamente.

“Nós já iniciamos o mutirão de limpeza de todas as praias de Maragogi e Antunes também será contemplada, a exemplo do que ocorreu em São Bento e Camacho, quando envolvemos toda a comunidade na tarefa”, enfatizou Mariana.

One thought on “Lixo afeta praia de Antunes em Maragogi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *