Impa e Ifal promovem curso de aperfeiçoamento

Professor Dácio Camerino cumprimenta professores durante abertura de curso (Foto: Severino Carvalho)
Professor Dácio Camerino cumprimenta professores durante abertura de curso (Foto: Severino Carvalho)

Segue até a próxima sexta-feira (18), a segunda edição do Programa de Aperfeiçoamento da Matemática do Ensino Médio (Papmem). Aberto na terça (15), o treinamento acontece na sala de reuniões do Hotel Praia Dourada, em Maragogi, Litoral Norte do Estado.

O Papmem é promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi. O objetivo é aprimorar a formação dos professores de matemática do Ensino Médio, que atuam em municípios da região Norte de Alagoas e Sul de Pernambuco, além de alunos da graduação.

“Uma das grandes carências na área da matemática é a capacitação, a atualização, e esse curso visa suprir essa demanda, tenta rever tópicos que o professor trabalha no dia a dia dele de uma forma mais aprofundada, diferente”, explicou o professor do Ifal e monitor do curso, Teófilo Viturino, em entrevista ao jornal Gazeta de Alagoas, edição desta quarta-feira (16).

Pela manhã, os participantes assistem às aulas através de videoconferências ministradas pelos professores do Impa (RJ); à tarde atuam na solução de problemas matemáticos e tiram dúvidas sobre questões específicas com os monitores do Ifal. O material didático é disponibilizado pelo Impa.

“Existe um hiato entre o nono ano e a universidade. O aluno às vezes passa no vestibular porque a concorrência foi baixa. Ele vai fazer uma licenciatura e talvez não esteja com o preparo suficiente para acompanhar o curso, mesmo que a paixão dele seja a matemática. Aí o Papmem vem dar essa contribuição para nivelar o aprendizado”, considerou o diretor do Ifal, campus Maragogi, professor Dácio Camerino, ao se referir à iniciativa de também abrir o programa aos estudantes da graduação.

Cinquenta pessoas participam desta segunda edição do Papmem na região Norte do Estado, entre professores e estudantes da graduação, provenientes de seis municípios da região Norte de Alagoas e de quatro cidades do Litoral e Mata Sul de Pernambuco. O curso é gratuito e acontece em duas oportunidades a cada ano, em janeiro e julho. As inscrições podem ser feitas com um mês de antecedência pelo site: www.maragogi.ifal.edu.br

“São temas que já conhecemos do Ensino Médio, mas que precisamos tirar aquelas dúvidas que encontramos nos livros didáticos. Muitas das vezes a gente passa de modo errado para o aluno por falta de uma orientação”, observou o professor Cícero Manoel da Silva, destacando a importância do curso para os professores. Ele leciona matemática em Maragogi e São Luís do Quitunde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *