ICMBio divulga balanço final da Operação Verão na APA Costa dos Corais

Fiscalizações integradas ocorreram ao longo da APA Costa dos Corais (Foto: ICMBio)

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou, nesta segunda-feira (20), o balanço final da Operação Verão, promovida de dezembro de 2016 ao início de março deste ano, ao longo da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.

Nesse período, foram contabilizados 67 autos de infrações e multas que, somadas, passaram dos R$ 294 mil, além de notificações, embargos e apreensões de embarcações, veículos e pássaros.

Também chamada de Operação Integrada, a ação foi desencadeada em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e Batalhão de Polícia Militar (BPA). Ao todo, foram cinco operações com 57 dias de atividades, que contaram com a participação de 17 fiscais do ICMBio, 12 servidores do IMA e 10 policiais do BPA.

Contando com o apoio de recursos do PLANAF/ICMBio e também do GEF Mar, a presença institucional orientou os visitantes e buscou evitar a ocorrência de ilícitos, desta forma preservando a rica região do litoral, entre Alagoas e Pernambuco.

Também foram alvo das ações fiscalizatórias as situações irregulares de trânsito de veículos automotores nas praias da APA, o lançamento de resíduos sólidos, construções e ocupações em áreas não permitidas e realização de turismo em zonas destinadas a outras atividades.

Para 2017, além das ações de rotina, estão programados mais de 80 dias de operações especiais de fiscalização, que envolverão cerca de 60 agentes entre servidores do ICMBio e instituições parceiras.

2 thoughts on “ICMBio divulga balanço final da Operação Verão na APA Costa dos Corais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *