Embaixador da Alemanha visita a APA Costa dos Corais

Da esquerda para a direita: Leonardo Messias, coordenador do Cepene/ ICMBio; Jair Tannus, secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA; Sérgio Xavier, Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, e Georg Witschel, embaixador da Alemanha no Brasil (Foto: Osvaldo Santos / Semas PE)
Leonardo Messias, Jair Tannus, Sérgio Xavier e Georg Witschel em visita ao Cepene (Foto: Osvaldo Santos / Semas PE)

Com Flávia Cavalcanti (Semas /PE)

O embaixador da Alemanha, Georg Witschel, visitou, na sexta-feira (20), A Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. Ele conheceu as instalações do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene), sediado em Tamandaré (PE), e parte das pesquisas desenvolvidas dentro da Unidade de Conservação (UC) federal, que abrange Alagoas e Pernambuco.

É na APA Costa dos Corais que existe uma das áreas-piloto do Projeto TerraMar, que visa a proteção e a gestão integrada da biodiversidade marinha e costeira  da região, desenvolvido por meio de parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Ministério Federal do Meio Ambiente da Alemanha, através da Agência Alemã de Cooperação Técnica (G I Z).

O embaixador fez um mergulho de reconhecimento junto aos corais, nas proximidades da Área Fechada de Tamandaré, e se impressionou com a biodiversidade do lugar e o nível de conservação estabelecido.

“O objetivo foi sensibilizar o embaixador sobre a importância da região da APA Costa dos Corais e as pesquisas que realizamos para manter as áreas marinhas protegidas”, afirmou o diretor do Cepene, o oceanógrafo Leonardo Tortoriello Messias.

Ele recepcionou o embaixador em Tamandaré, juntamente com o chefe da APA Costa dos Corais, Iran Normande. O coordenador estadual do Programa de Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas, Ricardo César, também acompanhou a visita de Georg Witschel à APA.

Projeto

O TerraMar estabelece a execução de ações até 2020 para o monitoramento integrado e gestão dos recursos naturais na APA Costa dos Corais, maior UC marinha do País com mais de 400 mil ha de área e cerca de 120 km de praia e mangues, entre o Litoral Sul de Pernambuco e Norte de Alagoas. O projeto está orçado em 11 milhões de euros (R$ 42 milhões).

No retorno do mergulho, o embaixador da Alemanha falou da experiência de conhecer o meio ambiente da região. “Para garantir a conservação, o importante é fazer a gestão integrada”, ressaltou Georg Witschel.

No translado do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre a Tamandaré, a comitiva da embaixada e do consulado alemão no Recife receberam as boas-vindas do secretário estadual de Meio Ambiente de Pernambuco, Sérgio Xavier, que apresentou os desafios e potencialidades da gestão ambiental naquele Estado.

Para o secretário Jair Tannus, que representou o ministro do Meio Ambiente Sarney Filho no evento, o Projeto TerraMar busca a integração entre os ambientes continental e marítimo.

“Estamos aguardando a conclusão do diagnóstico das duas áreas (APA Costa dos Corais e Banco dos Abrolhos) para que todas as secretarias do Ministério possam atuar, nas suas áreas específicas, na conservação da biodiversidade”, ressaltou.

One thought on “Embaixador da Alemanha visita a APA Costa dos Corais

  1. Parabéns a todos que fazem esse projeto magnífico APA Costa dos Corais, Tamandaré. Que bom que as visitas que aí estiveram se encantaram e possam ainda mais estreitar os laços conosco num projeto tão nobre e gente tão capaz envolvida em preservar toda essa biodiversidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *