Elevação do mar causa destruição na Ilha da Croa

 

Muros foram destruídos na Ilha da Croa (Foto: Ernando Pinto / Cortesia)
Muros foram destruídos na Ilha da Croa (Foto: Ernando Pinto / Cortesia)

A elevação do mar levou destruição, nesta madrugada (08), à Ilha da Croa, no município de Barra de Santo Antônio, Litoral Norte de Alagoas. Segundo o presidente da Associação dos Jangadeiros Artesanais (AJAMBASA), Ernando Pinto, a maré atingiu ao menos sete imóveis, dentre os quais um restaurante.

Até os muros das casas situadas no lado Sul da Ilha da Croa foram atingidos. Essa área é protegida por um barra-mar com mais de um quilômetro de extensão e dois metros de altura. A maré passou por sobre o dissipador de energia.

A destruição maior foi verificada do lado Norte da Ilha da Croa, onde não há proteção alguma. Segundo Ernando, o mar atingiu quatro casas e um restaurante.

“A elevação veio acompanhada de rajadas de vento, por isso o estrago foi grande”, afirmou Ernando Pinto. De acordo com ele, os pescadores tiveram muito trabalho durante a madrugada para evitar que as jangadas fossem levadas e destruídas. Eles empurraram as embarcações para o continente.

Durante a madrugada, pescador tenta salvar portão de madeira levado pelo mar
Durante a madrugada, pescador tenta salvar portão de madeira levado pelo mar

Em Maragogi, a maré alta chegou a lavar partes da Avenida Senador Rui Palmeira. O mau tempo fez com que a organização do Festival da Lagosta encerrasse as atividades no último dia de programação da Arena Gastronômica, montada na Orla Marítima. O evento segue até 30 de setembro nos 14 restaurantes participantes, com descontos de 20% a 40%.

One thought on “Elevação do mar causa destruição na Ilha da Croa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *