Costa dos Corais foca em capacitação e novas tecnologias para 2015

Reunião apresentou avanços e metas do CCC&VB (Fotos: Severino Carvalho)
Reunião apresentou avanços e metas do CCC&VB (Fotos: Severino Carvalho)

Investir em capacitação dos novos associados, elevar a ocupação dos pequenos meios de hospedagem e criar um aplicativo para celulares que vai funcionar como guia turístico. Essas são algumas das metas do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB) para 2015.

Os projetos foram apresentados durante a última reunião do CCC&VB em 2014. O encontro também serviu para demonstrar o saldo das ações desenvolvidas durante todo o ano que passou. Para a presidente da entidade, Vergínia Stodolni, o balanço foi positivo.

“Recebemos, recentemente, o prêmio de sustentabilidade da Braztoa, que é um prêmio reconhecido nacionalmente; tivemos mais força de realizar o 5º Festival Gastronômico da Lagosta, por conta de recursos que conseguimos captar por causa de uma entidade mais forte; enfim, são muitas realizações e podemos dizer que foi uma soma positiva em todos os sentidos”, recordou Vergínia.

Em 2013, a Associação dos Hotéis e Pousadas de Maragogi e Japaratinga (Ahmaja), fundada em 1998, passou à categoria de Convention. Em menos de dois anos, o CCC&VB conseguiu dobrar o número de associados (58 na atualidade), expandido sua atuação a outros segmentos turísticos como bares, restaurantes, receptivos, lojas de artesanato. Nesse período, oito novos meios de hospedagem e onze restaurantes se filiaram à entidade.

“Houve um salto qualitativo de Ahmaja para Convention. Valeu à pena. Primeiro, enquanto Convention, temos uma entidade mais forte, mais representativa perante os órgãos governamentais e até porque é um tipo de entidade reconhecida mundialmente”, salientou a presidente.

Metas alcançadas, o momento agora é de olhar para o futuro. Nessa direção, o CCC&VB planeja para 2015 a criação de um aplicativo para celulares que vai servir de guia turístico aos visitantes da Costa dos Corais. Segundo o diretor-executivo da entidade, Leandro Lira, até abril a ferramenta estará disponível aos usuários.

“Na verdade, o aplicativo será um guia que as pessoas poderão baixar e lá vão ter todas as informações: onde ir, onde se hospedar, o que conhecer, onde comer. Os associados serão privilegiados porque vamos estar divulgando os empreendimentos deles, mas o destino Costa dos Corais, como um todo, também vai ganhar”, considerou o diretor-executivo.

Ele revelou que a ferramenta já conta com o patrocínio de uma grande empresa de cartões de crédito. “A gente está com orçamento. Estamos vendo agora apenas a questão da viabilidade da manutenção, que não é barata”, revelou Lira.

Foco

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade conquistado pelo CCC&VB
Prêmio Braztoa de Sustentabilidade conquistado pelo CCC&VB

Com a captação de mais associados, sobretudo do setor gastronômico, a direção do CCC&VB enxerga a necessidade de capacitar seus novos integrantes. “O foco do Convention é a promoção, a capacitação de seus membros e a captação de eventos. Vamos trabalhar, principalmente, a capacitação; trazer alguns cursos na área de gastronomia, de boas práticas, de atendimento”.

O CCC&VB pretende ainda fomentar a comercialização dos pequenos meios de hospedagem, que só operam por meio dos sites ou através das vendas diretas, diferentemente dos grandes hotéis e resorts, cuja ocupação se mantém em bom nível durante todo o ano, beneficiados pelas agências de turismo e operadoras de viagem.

“O foco para 2015, então, será esse: abrir horizontes para os pequenos meios de hospedagem. Eles tiveram um crescimento de 6% na taxa de ocupação em 2014, comparando com ano anterior. Mesmo com a implantação de novos leitos, de novas pousadas, conseguimos ocupar esses novos empreendimentos e aumentar a taxa de ocupação. Trata-se de uma vitória que o trade tem de comemorar”, concluiu Lira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *