Congresso estadual discute desafios da saúde pública

Com assessoria 

Abertura acontece às 19 horas no auditório do Hotel Praia Dourada (Foto: assessoria)
Congresso deve reunir mais de 400 profissionais em Maragogi (Foto: Ascom Cosems/AL )

A abertura do VI Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde acontece às 19 horas desta quinta-feira (20) no auditório do Hotel Praia Dourada, em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas. Secretários de Saúde, técnicos e profissionais dos 102 municípios alagoanos estarão reunidos durante dois dias (20 e 23 de novembro), oportunidade em que discutirão, entre vários temas, os desafios da saúde pública no Estado, com definições de estratégias que terão impacto direto sobre a população.

O evento deverá contar com a participação de 400 pessoas, entre gestores, profissionais de saúde, técnicos dos Municípios, Estado e Governo federal. Entre os assuntos abordados estarão: avaliação do desempenho do Programa Mais Médicos (com a presença de representantes de Cuba e do Ministério da Saúde) no Estado, as dificuldades de financiamento agravadas pela queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o crescimento das demandas judiciais e a regionalização dos serviços, a fim de evitar a superlotação em unidades da capital.

Com o tema “O SUS e os Desafios da Gestão Municipal”, o Congresso consiste na realização de oficinas e mesas redondas com a participação de representantes do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Secretaria de Estado da Saúde (SESAU/AL) para apresentações e debates de temas relevantes à Política Nacional de Saúde que estarão voltadas para a gestão participativa e o pacto federativo, com ênfase para o Estado de Alagoas e a região Nordeste.

Contribuir para o fortalecimento e qualificação da Gestão e da Participação Social na saúde junto às gestões municipais, com a utilização dos instrumentos de planejamento, controle, monitoramento, avaliação e assistência à saúde. Serão realizadas oficinas temáticas, bem como a exposição de banners relativos aos trabalhos científicos e experiências exitosas na saúde, desenvolvidas pelos profissionais e pesquisadores dos municípios alagoanos e denominada de Feira dos Municípios – Aqui Tem SUS.

Além das oficinas e mesas redondas, ocorrerá a reunião das Comissões Intergestores Regionais de Alagoas – CIRs e, o “Café com Ideias” abordando a experiência do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas – CONISUL. No encerramento, será elaborado um documento de intenções, denominado de “Carta de Maragogi III” que será submetido à aprovação na plenária final de secretários.

Os trabalhos e experiências exitosas serão publicados na Revista do VI Congresso das Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas. A relatoria do Congresso será coordenada pelo Núcleo de Saúde Pública da Universidade Federal de Alagoas – NUSP/UFAL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *