“Outubro Rosa” começa dia 20 em Porto Calvo

Reunião define diretrizes da campanha que começa dia 20 (Foto: assessoria)
Reunião define diretrizes da campanha que começa dia 20 (Foto: assessoria)

A partir do dia 20, a Campanha “Outubro Rosa” intensifica as ações voltadas às mulheres do município de Porto Calvo, na região Norte de Alagoas. A Secretaria Municipal de Saúde prepara uma série de atividades para o público feminino. Para isso, a coordenadoria da campanha reuniu-se, na tarde desta terça-feira (14), na Unidade Básica de Saúde Maria da Penha, para definir as diretrizes do programa de âmbito nacional, cujo objetivo é a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama.

A Secretaria Municipal de Saúde promoverá palestras nas escolas e nas unidades de saúde. Uma blitz educativa será realizada no Centro da cidade, oportunidade em que se destacará a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama e do colo do útero.

A campanha também contará com exames gratuitos de citologia e auto-exame de mama. O coordenador da Atenção Básica do município, Augusto Pires, ressaltou a importância das ações.

“O Outubro Rosa é mais um trabalho de prevenção, é o ano todo, mas em outubro nós intensificamos. O tratamento é mais eficaz quando é diagnosticado na fase inicial. É muito importante fazer o exame de prevenção”, disse.

As mulheres com idade entre 50 e 69 anos devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) da área, depois será marcado o exame de prevenção do câncer de mama.

Durante a campanha, prédios públicos do município histórico receberão iluminação em tons de rosa, dentre os quais a Prefeitura Municipal, a Praça Apolinário de Gusmão, o Memorial Calabar e o Centro Administrativo. A cor rosa representa a luta contra o câncer de mama.

A doença é a que mais atinge mulheres em todo o mundo, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Quando diagnosticado cedo, a chance de cura chega a 95%. A Secretaria Municipal de Saúde também vai fazer uma campanha de conscientização em todo o município.

 Com assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *