Baleia encalha morta na Praia do Toque

Baleia atraiu os olhares de curiosos (Fotos: Severino Carvalho)
Baleia encalhou morta e em avançado estado de decomposição (Fotos: Severino Carvalho)

Uma baleia com aproximadamente 12 metros comprimento encalhou morta no início da manhã desta sexta-feira (11) na praia do povoado Toque, município de São Miguel dos Milagres, Litoral Norte de Alagoas. Segundo o veterinário do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA), Augusto Boaviagem, trata-se, provavelmente, de um exemplar adulto de jubarte (Megaptera novaeangliae), cuja espécie encontra-se ameaçada de extinção.

Por volta das 9 horas, equipes do CMA chegaram à área do encalhe e iniciaram os procedimentos seguindo os protocolos da Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos do Nordeste (Remane) que consistem, dentre outras ações, marcar a área, tentar identificar a causa da morte, medir o animal, definir o sexo e estabelecer as causas que levaram ao encalhe.

O veterinário explicou que numa escala de putrefação de um a cinco, o animal que encalhou na praia do Toque está no nível quatro. O estado de decomposição avançado espalha um odor muito forte na área. Apesar disso, muitos populares e até turistas se aproximam da baleia para vê-la de perto de fotografá-la.

Os técnicos do CMA vão manter contato com a prefeitura municipal para providenciar a remoção do mamífero com objetivo de enterrá-lo em local adequado. “Aqui ele não pode ficar para não causar um problema de saúde pública e não haver contaminação da área”, observou o veterinário.

Animal mede aproximadamente 12 metros
Animal mede aproximadamente 12 metros

Características

Segundo o CMA, as jubartes estão espalhadas por todo o mundo. No Brasil, o animal pode ser avistado ao longo de toda a costa litorânea, além do arquipélago de Fernando de Noronha e do Atol das Rocas.

A maior concentração de exemplares acontece no Banco dos Abrolhos, na Bahia, que é a principal área de reprodução da espécie no Atlântico Sul Ocidental.

Acredita-se que existam cerca de 9 mil baleias-jubartes em águas brasileiras. Esses indivíduos podem medir até 16 metros de comprimento, pesar de 35 a 40 toneladas e viver até 50 anos.

One thought on “Baleia encalha morta na Praia do Toque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *