Animais soltos causam transtornos em Jacuípe

Cabras soltas nas ruas de Jacuípe (Foto: cortesia)
Cabras soltas nas ruas de Jacuípe reviram lixo de casa (Fotos: cortesia)

Animais soltos nas ruas de Jacuípe têm tirado o sossego e a paciência dos moradores do município localizado a 125 km de Maceió, na região Norte do Estado. Os bichos reviram o lixo das casas, invadem quintais e destroem as lavouras. A prefeitura informou que está ciente do problema e que vai apreendê-los, caso os donos insistam em criá-los livremente.

Uma volta pelas ruas de Jacuípe e logo se pode encontrar cavalos, porcos e até cabras “passeando” livremente pelas vias, disputando espaço com pedestres nas calçadas e com os carros, nas ruas pavimentadas. A situação é ainda pior no Conjunto Amaro Félix da Silva e na Rua da Passagem.

“Pela manhã, acordei com os porcos dentro do meu quintal. Os bichos acabaram com as verduras da minha horta”, reclamou a moradora do Conjunto Amaro Félix, Rosineide Maria, em entrevista ao jornal Gazeta de Alagoas, edição desta terça-feira (25). Ela disse já ter cobrado providências à Vigilância Sanitária Municipal.

Porcos invadem quintais das residências
Porcos invadem quintais das residências

A dona de casa lembra que os animais criados soltos são, também, uma ameaça à saúde pública, uma vez que podem transmitir doenças à população. Os moradores denunciam ainda que pocilgas e estrebarias se multiplicam no município sem nenhum controle.

O prefeito de Jacuípe, Manoel Marques Júnior (PSD), disse que fiscais da Vigilância Sanitária Municipal já alertaram os criadores de animais sobre a necessidade de mantê-los presos. De acordo com o gestor, o órgão estuda a possibilidade de criar um espaço para manter os bichos apreendidos e deve adotar medidas punitivas aos donos desses animais que desobedecerem às normas.

“Infelizmente, os próprios moradores que criam esses animais não colaboram. Já realizamos reuniões com os moradores do Conjunto Amaro Félix e da Passagem, mas eles insistem em criar os animais soltos. Teremos que agir com maior rigor”, declarou o prefeito, informando que vai se reunir, novamente, com os moradores para anunciar as novas medidas nesta quarta-feira (26).

One thought on “Animais soltos causam transtornos em Jacuípe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *